Teve RetroMadrid e eu estive lá!

De forma bem resumida e apenas para quem não sabe do que se está falando, a RetroMadrid é um evento de retrocomputação que acontece na capital espanhola desde o ano 2008 e descende direta da MadriSX, que aconteceu por lá desde 1995. Não é apenas um dos principais eventos da Espanha como também do continente europeu. E, como já planejava minhas férias no país ao lado quando a organização fechou as datas, dei um pulo até lá e conferir ao vivo e a cores!

Por culpa do meu voo e da troca de fuso horário, cheguei por volta de 15h à “NAVE 16 B” do Matadero Madrid (espaço cultural localizado à beira do rio que atravessa a cidade, o Manzanares — E pra quem curte futebol, já que estamos em ano de copa do mundo, bastante próximo ao estádio Vicente Calderón) e não pude acompanhar a abertura oficial. Nesta edição, além dos computadores e consoles clássicos, o evento também contou com a presença de desenvolvedores independentes de jogos que estavam por lá apresentando suas criações para PC/Mac, celulares/tablets e, claro, Ouya.

Mas como isto aqui não é o blog que complementa um podcast sobre jogos independentes (por mais que a gente curta), volvemos aos clássicos…

Estavam presentes figurinhas conhecidas do pessoal do Retrocomputaria como AMIGAstore, Bytemaniacos, Grupo de Usuarios de AMSTRAD, Relevo Videogames, Retroworks e Zonadepruebas, além de outros grupos que só vim a conhecer lá mesmo no evento, como o pessoal do All Your Base Society, Niconsola Niconsolo, Va de RetroVintagenarios. Na página do evento você pode obter uma lista completa de todos os que participaram.

Mas o que foi que eu vi? Vi muitos Amstrad CPC, AMIGA, e coisas de videogame (console, acessórios e jogos — demonstração e venda). Coisas raras como a exposição de computadores do leste europeu que foi organizada pelo pessoal da Retro Ordenadores Orty. E o espaço da NAVE 16, mesmo sendo enorme, pareceu um pouco apertado com todos os expositores e visitantes (sério!). No segundo dia alguns expositores nem montaram suas mesas, como era de se esperar já que acabaria bem mais cedo e o público era bem menor — o que permitiu conversar com mais tranquilidade com os expositores.

O primeiro dia foi encerrado com o concerto “Hi Scores” com a apresentação da 3-bit band — formada por Javier García (teclados) , Matías Luparia (bateria) e Jacobo García (guitarra) — que animou a noite com músicas de jogos (já) clássicos como Afterbunner, Castlevania, Contra, Double Dragon, Salamander, Sonic etc (pois é, o Mario foi boicotado, apesar dos pedidos de alguns “nintendófilos”). Uma das partes mais legais foi a música de Camelot Warriors tocada em versão acústica!

Concluindo, foi um evento muito legal, instrutivo pelas coisas “diferentes” que pude ver e conhecer e pessoas com as quais conversei — apesar de resistir bravamente a não trazer certos itens que estavam a venda na bagagem. Porém, mesmo assim, acabei trazendo algumas coisinhas na bagagem como o livro Obsequium contendo uma série de ensaios sobre o La Abadía del Crimen, portanto, aguardem a resenha!

E para deixar todos felizes, montei uma galeria com fotos das coisas que vi por lá!

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Teve RetroMadrid e eu estive lá!

  1. Muito legal hein?! Parabéns pela oportunidade e obrigado pelo relato.

    “Agoira estou a ver as fotos.” 🙂

  2. Será? Será que vejo uma tendência? MadriSX >> RetroMadrid = MSXRio >> ?? 😀

    1. MadriSX -> RetroMadrid
      MSXRio -> MSXRio
      RetroRio -> RetroRio

      😀

      Somos adeptos da filosofia dos encontros de MSXzeiros em Barcelona: + de 1 por ano, e só MSX. 😉

    2. Lá, o pessoal que organizava a MadriSX se juntou com um pessoal de videogames e mais um povo (no site deles tem a história completa), daí conseguiram gente e condições de fazer um evento único.

  3. Impressionante o tamanho do evento. Excelente relato, obrigado. Gostei muito das fotos também. Estão todas ótimas.

  4. Ué, em setembro teremos um evento similar no Brasil e ninguém fala nada ? Estranho////