Raspberry Pi agora em um ADM-3A

Image

No melhor esquema “parasita cerebral” (como é que é?) Andrew Curtin resolveu dar uma nova vida a um terminal serial ADM-3A acrescentando às especificações do equipamento a inteligência que sempre lhe faltou: um simpático Raspberry PI. Tudo bem, não é original e até já anunciamos por aqui o mesmo feito sendo realizado em um DEC VT100 mas acontece que é sempre divertido ver algo assim.

Os terminais ADM-3A foram fabricados pela Lier Siegler a partir de 1975, eram vendidos na forma de kit para montagem (imaginem o tamanho da caixa!), tem lógica toda em TTL (isto mesmo crianças, nada de microcontrolador e/ou integrado gerador de sinal de vídeo lá dentro, só a boa e velha floresta de “74LS”) e foi um fiel escudeiro e simpático coadjuvante no desenvolvimento do UNIX e de algumas ferramentas.

E mesmo um tanto “bugado” são os códigos de controle deste cara os utilizados na emulação de terminal do modo de texto do MC-1000 da CCE.

( Hack A Day )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Raspberry Pi agora em um ADM-3A

  1. Ficou bacaninha mesmo! Agora, quem é o usuário de MC-1000 que sacou que são os mesmos códigos de controle do terminal?
    Outra coisa, fantástica a página sobre o MC-1000. Fiquei um tempão lá:
    http://mc-1000.wikispaces.com/

    1. Está desde 1985 no manual de referência do MC-1000, eles falam explicitamente que os códigos são o mesmo do ADM-3A; o bizarro é que ninguém sabia o que era ADM-3A.