Sim, eu sei. É o tipo da pergunta subjetiva e polêmica (talvez não tanto quanto mamilos) que, se você juntar 17 pessoas em torno de uma mesa pra discutir, vai ter no mínimo 18 opiniões diferentes. Mas o assunto deste post é, no mínimo, um sério candidato ao título.
Lançado em 1984 para Apple II, TRS-80 Color e IBM PC, Robot Odyssey é, a princípio, um jogo “de masmorra” no qual o objetivo é escapar dela. Muitos outros jogos, bons, ruins e medianos, fáceis e difíceis, partem dessa premissa. A diferença neste aqui é que você não executa as ações necessárias para escapar. Você tem robôs à sua disposição, que você programa para que eles ajam por você.
Com portas lógicas, flip-flops e outros componentes básicos. Essencialmente, a cada nível você tem que projetar e debugar circuitos integrados para passar de fase. David Auerbach, como ele conta neste artigo na Slate, levou 13 anos para zerar o jogo.
Joguei esse jogo depois de velho em um emulador. Fazia parte do processo seletivo para uma vaga de programador em uma empresa que queria trabalhar.
Depois eu tinha que implementar o joguinho de adivinhação de animais em Smalltalk 🙂
Passei no processo e trabalhei por muito tempo nessa empresa 🙂
Abre o jogo e diz qual é! Qualquer uma que exigisse Smalltalk na entrevista é digna de nota! 🙂 Quando foi?
Esse seria por acaso o avô do TIM? Incredible Machines?
Como eu jogava ele. Super divertido e de pensar muito nas soluções.