O jogo mais difícil do mundo?

Sim, eu sei. É o tipo da pergunta subjetiva e polêmica (talvez não tanto quanto mamilos) que, se você juntar 17 pessoas em torno de uma mesa pra discutir, vai ter no mínimo 18 opiniões diferentes. Mas o assunto deste post é, no mínimo, um sério candidato ao título.

Robot Odyssey SplashLançado em 1984 para Apple II, TRS-80 Color e IBM PC, Robot Odyssey é, a princípio, um jogo “de masmorra” no qual o objetivo é escapar dela. Muitos outros jogos, bons, ruins e medianos, fáceis e difíceis, partem dessa premissa. A diferença neste aqui é que você não executa as ações necessárias para escapar. Você tem robôs à sua disposição, que você programa para que eles ajam por você.

Com portas lógicas, flip-flops e outros componentes básicos. Essencialmente, a cada nível você tem que projetar e debugar circuitos integrados para passar de fase. David Auerbach, como ele conta neste artigo na Slate, levou 13 anos para zerar o jogo.

Robot Odyssey Player and Robots

Robot Odyssey Gameplay

(Kam-Yung Soh via G+)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “O jogo mais difícil do mundo?

  1. Joguei esse jogo depois de velho em um emulador. Fazia parte do processo seletivo para uma vaga de programador em uma empresa que queria trabalhar.

    Depois eu tinha que implementar o joguinho de adivinhação de animais em Smalltalk 🙂

    Passei no processo e trabalhei por muito tempo nessa empresa 🙂

  2. Esse seria por acaso o avô do TIM? Incredible Machines?

    Como eu jogava ele. Super divertido e de pensar muito nas soluções.