N8VEM que N8TEM

Geralmente, quando se está procurando na Internet por algo específico, acabamos caindo em algum canto que (quase) não tem relação com assunto desejado mas que ao mesmo tempo é tão legal, divertido e/ou interessante que fica digno de nota!

Neste caso é o N8VEM SBC, um projeto de micro caseiro feito por Andrew Lynch, sem a adição e corantes e conservantes. Uma máquina baseada em Z80, com barramento ECB (Europe Card Bus) e, como pode pode-se constatar pela foto, tem interfaces de drive de disquetes, ATA-IDE, vídeo e mais um monte de outras coisas.

O ECB é um padrão industrial europeu, baseado no Z80 e incompatível com S-100 — se bem que a placa de CPU tem um conector S-100 do lado oposto do ECB para os corajosos fazerem suas experiências.

Gostou? Lá tem tudo o que você precisa para montar ou, se o ferro de solda não for um amigo íntimo, comprar seu computador feito em casa. E tem também um grupo do Google pra papear a respeito.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.