[UPDATE] Mosca Branca do dia: Micro Chroma 68 — dando boot!

John Linville conseguiu esta placa-kit, desenvolvida pela Motorola para demonstrar as capacidades do na época novíssimo processador de vídeo 6847. Opa! Motorola? 6847? Estaria eu sentido cheiro de TRS-80 Color Computer? Não… mas quase.

O Micro Chroma 68 é de 1978, ou seja, dois anos antes do lançamento do primeiro CoCo. E pra CPU ele não usa o 6809, e sim o 6808 — compatível com o 6800 (aquele processador caro que levou um sapeca-iaiá do 6502) e o 6803 do TRS-80 MC-10. E, repetindo, ela não tem nada a ver com a Tandy Radio Shack. (Exceto talvez pela possibilidade dos engenheiros desta última terem-na usado como aprendizado. Se isso é verdade ou não, não sei.)

A placa não veio com todos os componentes, mas Mr. Linville propôs-se a caçá-los. No momento em que escrevo, falta uma meia-dúzia de peças e a montagem do micro está em progresso. Acompanhe a saga no blog dele Stupid VDG Tricks (Parte 1, Parte 2, Parte 3). UPDATE: John conseguiu! Ou quase, só falta o teclado. Veja mais abaixo.

Micro Chroma 68
A primeira tentativa de boot deu um display todo embaralhado. Mas menos mal, prova que o circuito de vídeo e o 6847 estão bons. Pra achar o problema o John cortou um dobrado. E sabem qual era? A espuma antiestática tinha deixado sujeira — invisível — nos pinos da CPU! E simplesmente limpar não resolveu, ele teve que limar os pinos! Mas agora temos uma tela de boot. Só falta o teclado! (Cujo circuito provavelmente terá que ser recriado.) Clique para ampliar:

MicroChroma68BadGood

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “[UPDATE] Mosca Branca do dia: Micro Chroma 68 — dando boot!

    1. Nivardo, isso é placa de desenvolvimento do 6847 da Motorola. O CoCo nem sonhava em ser feito quando isso foi feito. Tanto que essa própria placa não usa nem um 6809 como processador, pois o mesmo ainda não havia sido feito.

  1. O processador do TRS-80 era o Z80 da Zilog e não da motorola…
    Tanto que ele rodava o CP/M direto sem a necessidade de uma placa com o z-80

    1. O TRS-80 mencionado aqui é o TRS-80 Color, que usava o 6809 da Motorola e era completamente diferente dos TRS-80 movidos a Z-80.

  2. A galera do Rabbit RX-83 deveria ter usado uma dessas para sacar que do jeito que montaram, não dava para usar caracteres semigráficos…
    O MC-1000 talvez fosse uma máquina mais interessante se tivessem feito isso.

    1. Dá pra usar o mod que o Emerson concebeu e o Trucco implementou, aí o MC-1000 fica com tela texto com jeitão de CoCo.

  3. Esse cara chegou a tentar um spray limpa contatos antes de ter atacado com uma lima??? Fantástico relato de recuperação de um kit desses!

    1. Acabei de ler melhor e, sim, o cara usou limpa contatos… portanto.. que bizonhice ter que chegar a usar uma lima!!!

      1. Vocês parecem eu e minha filha falando.

        – Pai, você é velho.
        – Não, eu sou clássico.
        – Velho.
        – Clássico.
        – Velho.
        – Clássico.
        – Velho.
        – Clássico.
        – Velho.
        – Clássico.
        – Velho.
        – Clássico.