O que falta pra Veronica? Ah, sim. Joysticks.

VeronicaJoystick01A mais loira das hackers, Quinn Dunki, não abandonou a Veronica para fazer gabinetes de MAME, como poderiam pensar os que acompanham este emocionante folhetim nerd. Durante esse tempo, ela estava tentando fazer um circuito para ler gamepads de NES. Só que deu ruim.

Um bug sutil no shift register interno do chip controlador de I/O 6522 (o famoso VIA) fê-la bater a cabeça por quatro meses (!!!) até que ela jogou a toalha, desistiu do tal shift register e tascou um chip adicional (um 74HC595) para fazer o trabalho dele. Aí tudo funcionou. A história completa de intriga, desejo e traição vocês leem aqui.

VeronicaJoystick02(Desculpem, mas não há maneira menos geek de explicar o que aconteceu. Se este artigo parece servo-croata arcaico para você, pedimos desculpas.)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.