Lamentos do que poderia ter sido: Scrumpi

Há 35 anos (não temos a data exata, mas foi em dezembro) falecia na Inglaterra, de leucemia, um cavalheiro chamado John Miller-Kirkpatrick. Você nunca ouviu falar dele, e isso é parte da tragédia.

John Miller-Kirkpatrick

Ele é o criador de uma série de computadores para aprendizado e desenvolvimento chamados Scrumpi, baseados num microprocessador de 8 bits tão desconhecido que sequer o encontramos a tempo de incluir no episódio 37 — o SC/MP, do qual o computador em questão deriva seu nome.

Scrumpi
O objetivo era trazer as massas para a Revolução Digital que assomava no horizonte, ao menor preço possível e possibilitando o máximo de aprendizado possível (uma abordagem muito parecida à de um certo Sir Clive Sinclair, que chegou a fabricar uma máquina similar). Dado que a empresa era praticamente um empreendimento individual, ela não sobreviveu à morte do fundador. Ele tinha 32 anos.

A história em detalhes é contada neste excelente artigo do The Register.

(Ed S via G+)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.