A reconstrução do EDSAC

O National Museum of Computing, visitado há pouco pelo nosso colega Ricardo Pinheiro, está tocando um projeto de reconstrução do EDSAC — o primeiro “computador civil” da história — com componentes fiéis ao equipamento original. E um dos membros da equipe, Nigel Bennée, está tirando fotos do andamento dos trabalhos, que estão sendo compartilhadas pelo G+ de seu filho Alan. Clique na foto abaixo para ver mais fotos do meio-somador

Meio-Somador EDSAC…e nesta outra para o somador-deslocador. (A protoboard com transistores é só para simulação de memória para testes.)

EDSAC Shift-AdderA meta é que o ressurreto levante-se e ande até maio de 2015. Aguardemos.

(Chris Westcott via G+)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “A reconstrução do EDSAC

  1. O “DS” do EDSAC é “delay storage”, que era tubos cheios de mercúrio. Isso não seria aceitável hoje, por isso “com componentes fiéis ao equipamento original” não vai incluir a memória. Felizmente linhas de atraso de níquel são mais ecologicamente corretas e são equivalentes do ponto de vista de formas de onda.

    1. Jecel, você fala de algo como um tubo cheio de mercúrio que “guarda” um 0 ou um 1 (ou equivalente), como se fosse uma garrafa cheia e/ou vazia? — é uma analogia válida, muito viajante ou entendi tudo errado?