Os “primos” lusitanos do C1541

Veio de além-mar, diretamente de terras lusitanas, a notícia de que a Timex de Portugal parecia ter muito mais autonomia com a matriz estadunidense do que se imaginava! Sim, a mesma foi responsável pelo desenvolvimento de produtos da joint-venture Timex Sinclair comercializados na Europa e exportados para os EUA.

Timex FDD

O primeiro é o Timex FDD que, já de cara, chama a atenção por estar dividido em três, opa, digo, quatro módulos funcionais! Há a fonte de alimentação (óbvio!), unidade acionadora de disquetes de 3″ (claro!), a interface (exato!) e algo chamado controlador (que?). Basicamente é algo que está entre a interface e o drive!

https://i0.wp.com/timex.comboios.info/Timex/tc2048-fdd.jpg?resize=383%2C428

A princípio eu até achei que aquilo que é ligado ao computador fosse uma coisa burra e a interface propriamente dita estava no tal controlador, assim como é no CP450 da Prológica (lembre-se que o Timex 2068 foi a “inspiração” para design italiano do CP400)., mas não, a interface tinha EPROM e tinha outras coisas.

E foi então que um pouco mais de leitura elucidou o que era o tal controlador: nada de muito complicado, lá dentro só tem um Z80 (CPU), 16KB de RAM (expansíveis para 64KB!), WD1770 (FDC) e WD2123 (UART), ou seja, um outro computador — quase — completo! Sim “1541-way-of-life” mas baseado em Z80!

Timex FDD3000

Não contendo em estar satisfeita com si própria a Timex resolveu pegar as três caixas que compunham o FDD, acrescentar um segundo acionador de disquetes de 3″, colocar tudo juntinho num caixote só e fazer o FDD3000! O curioso é que alguns usuários (principalmente na Polônia) substituíram uma das unidades de 3″ por modelos mais comuns de 5,25″. Mas calma aí gajos, reparem na parte traseira!

fdd3000.jpg (82381 bytes)

E antes que se perguntem, não são portas de joystick padrão Kempston — aliás o que elas fariam em um drive? — na verdade são duas portas seriais padrão RS232, que já estavam presentes no modelo anterior. Mas aquele conector RCA ali é justamente o que parece ser: uma saída de vídeo composto — aliás para que um drive precisaria de saída de vídeo composto? A resposta está aqui:

tt3000.jpg (111057 bytes)Apesar do nome, o Timex Terminal 3000 não é só um teclado! É um outro computador baseado em Z80 (sim, mais um), com 80 colunas e texto, rodando CP/M e que você conecta direto ao FDD3000. E o sinal de vídeo passa do computador para o drive e lá alcança o monitor!

Que? Piada de português?

Epílogo

E encerrando, estes engenhos portugueses (com certeza!) foram vendidos não só em Portugal e na Polônia, dois países onde os Timex Sinclair foram bastante populares, como em outros cantos da Europa. E com o nome de “Zebra” vendidos na cor cinza prata na terra do Tio Sam. E como esse assunto todo surgiu para começo de conversa? Ora, nosso colega Ronivon Costa, residente em Portugal, conseguiu colocar as mãos em unidades dos dois modelos e resolveu mostrar seus brinquedinhos novos para a galera!

Ronnie Von

E para saber, e se assustar, um pouco mais…

( com a colaboração de Juan Castro )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

3 pensou em “Os “primos” lusitanos do C1541

    1. Ué, ele tem duas portas seriais! Já pensou adaptá-lo para usar o DriveWire? 🙂

Os comentários estão fechados.