Duplo sentido do dia: Módulo de análise estrutural para calculadoras HP-41C/CV/CX

As muito usadas, amadas, desejadas e clássicas calculadoras programáveis da série HP-41C desfrutavam de uma vasta gama de softwares em cartucho, chamados pela HP de módulos. Basicamente, coisas matemáticas, finanças, ciência, engenharia etc. Quem é de exatas e tem mais de quarenta possivelmente já se beneficiou dessas belezinhas. (A propósito, uma HP-41CV foi o primeiro dispositivo computacional com o qual este que vos escreve interagiu em pessoa, no distante e remoto 1982.)

Tanto as calculadoras quanto os módulos (e também cartões magnéticos e outros acessórios) são achados com muita facilidade no eBay. Infelizmente, custam os olhos da cara. Mas paciência.

Um dos muitos módulos à venda no eBay no momento em que escrevo é um de Análise Estrutural. Mostro a foto dele abaixo e (salvo para apontar o fato de que os módulos de expansão são introduzidos na traseira da calculadora) abstenho-me de quaisquer outros comentários.

Cartucho Analise Estrutural HP41

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Duplo sentido do dia: Módulo de análise estrutural para calculadoras HP-41C/CV/CX

  1. “Análise”, “analógico” etc… sempre foram palavrinhas ruins de abreviar por causa disso.

    Até hoje eu lembro de uma disciplina de circuitos integrados analógicos que eu fiz: na grade de horários aparecia “CIRC INT ANAL”. (E no fim, a abreviatura se demonstrou bem adequada. Mas divago)

    1. Na faculdade eu tive uma matéria chamada “Introdução à Análise de Sistemas” e que era singelamente abreviada como “INTR ANAL”.