A Cápsula do Tempo de Steve Jobs

Conferência Internacional de Design, Aspen, Colorado, EUA, 1983.

Ao final do evento, os organizadores convidaram exibidores e palestrantes a contribuírem itens a serem postos num grande cilindro — o Tubo do Tempo de Aspen — e enterrado, para ser aberto no ano 2000. Um dos palestrantes foi Steve Jobs, e ele colocou lá dentro (junto com cubos de Rubik, discos, fitas, fotos, latas de cerveja e um monte de outros badulaques) um mouse do computador Lisa, que ele demonstrou no evento. E, como o Campo de Distorção da Realidade a tudo consome, a cápsula passou a ser conhecida como o Tubo do Tempo de Steve Jobs. Fazer o que, né?

O ano 2000 chegou. E com ele a constatação de que todas as edificações da região onde o tubo foi enterrado tinham sido demolidas. Or organizadores não sabiam mais onde estava a cápsula. Ooops.

Dias atrás, a cápsula foi finalmente encontrada. E, após um longo garimpo no conteúdo, o mouse apareceu.

Capsula de Aspen 1Imagino a quanto este singelo trequinho iria num leilão do eBay. Agradecemos a Lisias Toledo pela dica.

Lisa Mouse(CNET News – parte 1 e parte 2)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “A Cápsula do Tempo de Steve Jobs

  1. Eles não acharam antes porque estavam usando o sistema de mapas da Apple, quando resolveram usar o GoogleMaps eles encontraram!

  2. Será possível que este mouse é o treco mais “importante” da tal cápsula? Nenhum LP dos Beatles? Nenhum Timex Sinclair 1000?