Usando o ZX-Basic Compiler para criar cartuchos novos de — acredite — Mattel Aquarius

Apareceu na lista de Mattel Aquarius (sim, eu assino, algum problema? Tão olhando estranho pra mim por que? Eu sou normal!) um anúncio do usuário nitrofurano dos fóruns AtariAge. Ele conseguiu usar o compilador ZX Basic (já proseado há muitas luas neste blog) para gerar ROMs para este obscuro micro.

No momento em que escrevo, o trabalho está em rápida mutação. Veja neste tópico de discussão na AtariAge.

zxbasicaquarius

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Usando o ZX-Basic Compiler para criar cartuchos novos de — acredite — Mattel Aquarius

  1. Esse nitrofurano é Level Chuck Norris!!!! Impressionante!

  2. Cara, me passa o endereço da lista da Mattel? To com um aqui e quero ir me familiarizando! 🙂

  3. muito obrigado por todos os elogios, mas o processo de extensão do Boriel’s ZX-Basic Compiler ainda está muito no começo (só fiz deste do Aquarius, do MC-1000 (aquela raridade fabricada no Brasil baseada em GEM-1000 que é outra raridade), e MSX (pra ja, acho que só não estou a conseguir som, gfx9990 e turbo-r) ), e toda a ajuda é muito, muito bem vinda – para terem uma ideia, comecei a fazer um inventário do que falta fazer e vai sendo feito em http://www.boriel.com/wiki/en/index.php/ZX_BASIC:Other_architectures – a ideia essencial para este desenvolvimento passa por dois objectivos: 1- suportar todo o hardware baseado em z80 (a parte que estou humildemente a tentar fazer), e tentar fazer este cross-compiler suportar outros processadores além do z80 (coisa que a mim já ultrapassa, mas ajudaria imenso ser possível com este cross-compiler suportar praticamente tudo quanto é hardware de 8 e 16bit existente – tentei começar o 6502, mas desisti logo no começo… :S )

  4. (por falar em msx, baseado no pouco que já fiz, estou a tentar extender para ColecoVision e SG1000, que são parecidos com o msx1 )