Um Sinclair QL visionário

Terry “Tezza” Stewart, o neozelandês preferido de todo retrocomputeiro, está de volta com mais um vídeo sobre uma máquina obscura. (Que ele tem desde 2011 mas só agora deu tempo de fazer a resenha.) Aliás, pra lá de obscura: O ICL One-Per-Desk, vendido lá na Oceania como Computerphone. A máquina, por dentro, nada mais é que um Sinclair QL (sim, com Microdrive e tudo), acrescido de um telefone, modem e um software residente que, esse sim, é totalmente diferente do do QL. Tem até secretária eletrônica! Um remoto vislumbre daquilo que viria a ser o VoIP?

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Um Sinclair QL visionário

  1. Eu diria que um ensaio do que viria a tornar-se o “inteligentofone” de hoje. Interessante os projetistas não terem se prendido ao desenho original do QL (um desavisado nem cogitaria o parentesco), principalmente a adição de um teclado decente (de gente grande) ao equipamento e a colocação dos microdrives (redesenhados para aumentar a confiabilidade) em uma posição de mais fácil manuseio… uma pena ele ter perdido o tom “pretinho básico” e ganho a cor bege escritório.