Episódio 34 – Dossiê Revista CPU – Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO

Sabemos que o áudio tem diversos momentos horrorosos e inaudíveis. Pedimos as mais sinceras desculpas. S..t happens.

Sobre o episódio

Sim, amigos! Cumprimos mais uma promessa e ao mesmo tempo comemoramos o 30º aniversário do padrão MSX falando da polêmica revista CPU.

Nesta parte do episódio

Falamos do conturbado surgimento e da saga da CPU Amiga, primeiro como encarte da CPU MSX e depois como revista em separada (e da influência da PCI), do que aconteceu com a CPU MSX depois da separação da CPU Amiga e – claro – mais histórias dos nossos convidados e mais piadinhas infames.

Também no episódio

Seção de notícias.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 34
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
  • Convidados: Juan Castro, R. Pontes e Roberto Silva
  • Duração aproximada: 64 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas de MSX
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 34 – Dossiê Revista CPU – Parte B

  1. Essa atitude de contrariar a vontade explícita da maioria absoluta dos leitores da revista deveria ser incluído como “case de fracasso” em todos os cursos e treinamentos de administração…

    O caderno “inimiga” das minhas CPUs eu arranquei e doei todos pra um infeliz ex-proprietário desse tipo de micro, que já tinha passado pelo MSX. Algum tempo depois ele deu fim em tudo. Neste ano ele veio me perguntar se eu tinha algum MSX pra arrumar pra ele…

    1. Como eu disse, era uma revista dos anunciantes (das lojas de hardware e software) e estes estavam mudando seu foco, saindo do MSX e partindo para o Amiga e o PC (assim como antes migraram do Apple II, TRS-80, TRS-80 Color, ZX-81 e/ou ZX-Spectrum para o MSX), e era também o que os leitores da revista TINHAM de fazê-lo!

      1. O erro da “estratégia Amiga” da CPU nunca foi o timing; softhouses e lojas de hardware migraram para o Amiga em peso, boa parte dos usuários migrou para o Amiga e, sendo polêmico, acho que se fizessem uma pesquisa entre os MSXzeiros ali de 1990-1991, boa parte, senão a maioria, estava no mínimo *prestando atenção* no Amiga.

        A real é que não há estratégia editorial que dê certo baseada em destratar seus leitores. E não foi apenas os editoriais desnecessariamente violentos do Sérgio Duric Calheiros, mas também a própria estratégia de encartar o caderno Amiga dentro da CPU MSX, em vez de lançar logo como uma revista em separado.

      2. Giovanni, isso não era factível, pois o Amiga era uma maquina extremamente cara. Tinha vários amigos que tinham MSX, porém não tive nenhum que tivesse um Amiga. Isso era uma coisa irreal para o usuário domestico do inicio dos anos 90.

  2. Nessa época eu comprava a CPU e separava as partes do CPU Amiga para um colega que vendeu o MSX para comprar o Amiga. Apesar de gostar de alguns games, ele estava arrependido da compra e queria um MSX também, hehehe