Computação na nuvem não é algo tão novo assim…

Vocês já ouviram falar da Nabu? Não, não é isso que você está pensando. A Nabu é uma empresa canadense, com sede em Ottawa, criada no início dos anos 1980. Apesar das propostas ousadas para a época, a Nabu não resistiu ao avanço dos IBM-PCs, e perdeu. Entre os projetos interessantes, temos o Nabu 1100 (Z-80, barramento S-100, 2 drives de 8″, rodando CP/M, na forma de um pequeno móvel, com impressora), mas o que é mais curioso é o que falaremos a seguir.

Em 1982, a Nabu anunciou a “Nabu Network“. Este era um microcomputador que NÃO TINHA ARMAZENAMENTO LOCAL. Todos os dados eram recebidos e enviados usando uma rede de TV por assinatura (muito antes das operadoras de TV a cabo distribuírem Internet). Um projeto piloto foi feito em Ottawa, mas não foi muito à frente.

A ideia é simplesmente revolucionária, e para a época, algo inédito. Aliás, passados 30 anos, ainda é algo impressionante de se ver. Vale lembrar que nesse equipamento, os drives de 5 1/4″ são opcionais.

Maiores informações? Clique aqui para ir até a página do Daves Old Computers que fala da empresa.

Não, ainda não acabou. Em 2005, o Museu da Computação de York (não Nova York, a velha York mesmo) começou um projeto de reconstrução e coleção online voltada à NABU Network. Logo, o projeto YUCoM visa analizar e documentar completamente toda a tecnologia de redes da NABU. Ficou curioso? Então clique aqui para ir até o site do projeto.

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Computação na nuvem não é algo tão novo assim…

  1. Oi Ricardo,

    Muito legal hein?

    Será que vale um episódio do Retrocomputaria sobre sistemas clássicos revolucionários ou “à frente de seu tempo”?

    Se sim, acho que este episódio pode citar protótipos ou produtos, bem sucedidos ou não, que saíram da prancheta, isto é, viram “a luz do dia” e que implementaram um ou mais conceitos à frente de sua época.