Buemba, buemba! A pizza é britânica!

A princípio, este é apenas mais um vídeo interessante sobre um computador-kit das antigas. Neste caso é um Mk 14 fabricado pela Science of Cambridge (a empresa laranja precursora da Sinclair Research — mas é claro que você assistiu ao Micro Men e sabe muito bem dessa história, certo?).

Pois é, justamente a partir dos 4 minutos e 10 segundos de vídeo, ele mostra os manuais do bicho e no meio deles um prospecto da loja de Liverpool onde ele provavelmente foi comprado e….

Microdigital Liverpool
Sem comentários. Descoberta feita por Marco Mugnatto do grupo TK90X do G+.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Buemba, buemba! A pizza é britânica!

  1. Por Belenos! As origens da Microdigital Brasileña os poucos vêm à tona…

    Até o logotipo é igual. Que papelão, que coisa feia que os empresários brasileiros fizeram, hein?

    Continuei a pesquisa e descobri que a verdadeira Microdigital Computer Store foi fundada por Bruce Everiss em LIverpool.

    Pois bem a “verdadeira Microdigital” teve um papel fundamental na história da microinformática britânica.

    A loja de Everiss ajudou a popularizar os computadores no meio doméstico e das pequenas empresas, seja com kits ou com equipamentos trazidos de fora.

    Everiss foi pioneiro na Grã-Bretanha e trabalhou com pessoas de renome.

    Vale a pena conferir no blog do próprio Everiss!

    http://www.bruceongames.com/2009/09/14/microdigital-in-liverpool

    Amplexos!

    1. De acordo com o Google tem uma Microdigital na Coreia do Sul, na Inglaterra (outra), em Portugal e na Rússia.

  2. Pois é, agora eu mesmo não duvido nem um pouco que a escolha por usar “TK” como prefixo dos produtos tenha vindo deste “Mk”. A cópia de nomes e logomarcas era/é algo comum até hoje por aí nesse mundão, seja a Milmar fazendo o “Apple II” dela ou mesmo os chineses com seus modelos de HiPhone. Aliás, como o nome e marca “Microdigital” só tinham validade no mercado britânico não havia problema legal (disse legal e não ético) em registrá-la e usá-la aqui no Brasil (assim como os argentinos que registraram Brastemp e Cônsul).

    Nota : Consultem pela marca “Microdigital” lá no INPI!

    1. Dando um refresh na memória, “TK” eram as iniciais do dono da Microdigital, Sr. Tomas Kovari… 🙂

      1. É que eles poderiam ter usado “MD”, de Microdigital, que seria uma escolha mais óbvia — como fez a Microtec com o MT. Mas, talvez, o “Mk” tenha servido de inspiração/ponta pé para usar as iniciais TK.

  3. Um detalhe, tem erro na parte “Descoberta”, que diz “que foi feita por ‘Marco Mugnatto’ do grupo TK90X do ” mas o certo é do YahooGroup e não G+. Pode até dar os créditos a ele, não lembro quem postou a foto, mas o micro com o Logo já está a vários anos nos arquivos do grupo em http://br.groups.yahoo.com/group/TK90X/files/NomeMicrodigitalOrigem.jpg que eu botei lá em 25/05/2010, mas já havia visto antes…

  4. Não vamos ser tão duros com a Microdigital, ela inventou o único com pausa Atari (Onyx Jr).

    Outro detalhe. O nome e o logo eram copiados e o braço de piratosoftware da microdigital se chamava,,, microsoft ! =D

  5. eu queria era o endereço da pizzaria e visitar pra comer uma pizza pra saber se e boa mesmo ou se copiaram de alguma pizzaria famosa tipo domino’s kkkkkkkkkkkk