E a história se repete…

Pois é, justamente como já dizia o camarada Carlinhos Marques*: No dia 22 de abril de 2013, aparentemente sem nenhuma notificação oficial, a Commodore USA, LLC encerrou suas atividades. E pelo que tudo indica no foi no estilo “o último que sair, apague a luz e acenda uma vela pra iluminar seus caminhos“, escrevendo mais um capítulo nesta triste e longa história.

VIC PRO Slim, um dos produtos da Commodore USA

Curiosamente a “outra” Commodore encerrou suas atividades quase que na mesma data da empresa no qual se inspirou para nome e logomarca. Para quem não sabe, a Commodore International declarou falência no dia 29 de abril de 1994.

(*) Sim, o parceiro do Frederico dos Anjos!

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “E a história se repete…

  1. Oi Giovanni,

    Acho triste pois esta encarnação da Commodore tentou ser relativamente fiel aos clássicos Vic e C64.

    Claro que as máquinas eram na verdade PCs modernos (muito bons por sinal) em cases clássicos.

    Mas pelos vídeos e fotos ficou um trabalho muito bem feito.

    Só que infelizmente a vida nos anos 201x é dura e produtos como estes são voltados para um nicho muito específico.

    Enfim, já que fecharam, podiam ter feito uma “mega-promoção” fechando as portas.

    Ou fizeram e perdemos esta? o_O

    1. A mesmíssima coisa foi feita pela ASCII… tal qual o VIC Slim (creio que o mesmo gabinete) um computador com o “espírito”(sic) dos MSX e que era tão somente um PC com o MSX Player (o obscuro “emulador oficial”) e leitor de cartuchos USB.

  2. As coisas são meio obscuras mas parece que fazia um bom tempo que a loja deles não estava aceitando pedidos. E vale lembrar que: (i) um dos sócios faleceu no final do ano passado e (ii) vários usuários — principalmente os de Amiga — não eram lá muito simpáticos para com as coisas que ela fazia.

      1. A ideia dos caras foi muito boa! De um lado uma máquina clássica com tudo que se deve esperar de uma e, ao mesmo tempo, um Coldfire de brinde fazendo companhia ao Z80.

  3. Putz, nem realizei meu sonho de comprar aquele gabinete C64 com teclado de molas. 🙁

  4. Lembrando que os donos dos trademarks Amiga (Amiga Inc.) e Commodore (C= Holdings B.V.) estão ativos (BEM mais o primeiro que o segundo), embora http://www.amiga.com/ esteja mais interessado em vender remake de jogos pra Blackberry OS e http://commodorecorp.com/ só tem a primeira página.

  5. Eu acho que eles podiam até emplacar com uma abordagem um pouquinho diferente. A recriação do gabinete do Commodore 64 foi primorosa, mas empolgava muito menos um PC normal (se bem que bem configurado) vendido nesse gabinete.
    Acho que se eles se concentrassem em kits de gabinetes com o formato do Commodore 64 e do Amiga 600, ao meu ver os gabinetes mais belos e icônicos da Commodore, teriam uma boa chance de ocupar um nicho de mercado, mas um nicho bem pequeno.
    O fato é que em um mundo onde os desktops estão vendendo cada vez menos e mesmo os notebooks perdem muito espaço para os dispositivos mobile, vender mais um PC, mesmo com o nome da Commodore, não apresenta boas perspectivas.