Making-Of da Pegadinha: Nosso TColor de Araque

Pois é, quem baixou a “ROM dumpeada” do “TColor” e examinou o conteúdo já viu que tudo foi (mais) um Primeiro de Abril. Pegadinha do Malandro. De cinco malandros, na verdade: Ricardo Pinheiro, Cesar Cardoso, Giovanni Nunes, Daniel Campos, e este que vos trolla. Justiça seja feita, o trabalho pesado da implementação do hoax coube aos três últimos.

Tudo começou quando adquiri no eBay um segundo MC-10. Ao contrário do que eu tinha, este vinha com caixa e manuais. E nota fiscal, fatura do cartão (de 1984!), prospecto e um catálogo da Radio Shack. O micro em si, apesar de funcionar perfeitamente, tinha uma marca de derretimento feia na carcaça. Vendi o micro, fonte e cabos para o Daniel e fiquei com o resto para possuir um conjunto biito.

No ato de receber o micro, o Daniel me veio com a sugestão da Trollada TColor. Ficamos com a ideia girando na cabeça sem colocá-la em prática, até que o Ricardo sugeriu que fizéssemos um post de 1º de Abril aqui no R+. Imediatamente sugeri a nossa idéia que estava em animação suspensa, e metemos mãos à obra.

O Giovanni se encarregou de photoshopar inkscapezar a etiqueta da carcaça. O Daniel imprimiu em papel auto-adesivo, aplicou contact transparente e cortou. Eu apliquei a etiqueta, tirei as fotos, digitei um programa em BASIC para exibir a falsa tela de boot, criei um endereço de e-mail fake e postei o anúncio falso no OLX. Também arregimentei um “laranja” para atender o telefone e dizer que o micro já tinha sido vendido.

TColor-Making-OfAí foi só soltar a bomba e ver o circo pegar fogo. Quase, quase o Luis Antoniosi (o artista anteriormente conhecido como Pri… digo, Retro Canada) pega a gente com esta pequena falha nossa: as etiquetas fake de “laboratório” cobriram uma parte onde outrora houve uma etiqueta de lacre e o plástico estava mais branco, o que não poderia ocorrer se a etiqueta fosse antiga. O Daniel, numa admirável demonstração de agilidade sob pressão, justificou dizendo que ele retirou a etiqueta para abrir o micro e depois recolocou a etiqueta de lab. Ufa.

Erro Quase FatalÉ isso aí. Fiquem à vontade para esbravejar, nos ameaçar de dano corporal grave, mandar-nos praticar atos sexuais anatomicamente impossíveis, arrancar as calças pela cabeça, fazer bonecos de vudu de nós, etc.

P.S.: Não resisti à tentação de deixar umas pistas ao estilo Charada:

  • O número de controle na etiqueta acima é 815124. Quais são a 8ª, 15ª, 1ª e 24ª letra do alfabeto? (K e W existem, tá?)
  • O nome falso para o laranja no anúncio do OLX era Anderson Gutierrez Alves. A.G.A. Qual a ordem dessas letras no alfabeto?

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Making-Of da Pegadinha: Nosso TColor de Araque

  1. Eu abri a fakeROM interessado na mensagem legível, vi que era troll e fui dormir… nao imaginei mesmo que a história toda era troll!

    1. Muito provavelmente, existiu (ou existe) realmente um MC-10 travestido de TColor em algum lugar. A Micro Sistemas não nos deixa mentir! 😉

  2. Poxa Juan você está parecendo vilão de filme de James Bond que gasta uma hora inteira explicando os detalhes plano, dá a senha da porta codificada, explica onde ele poderá ser encontrado e, no final, deixa o espião, treinado para qualquer situação, sozinho para tentar escapar… …ao invés de apagar logo o cara e picar pra dar pros cães. 🙂

      1. As “piadas” foram divulgadas quatro dias antes, no dia 28 de março:

        ———- Mensagem encaminhada ———-
        De: Daniel Campos
        Data: 28 de março de 2013 11:03
        Assunto: [RetroComp] Achado do século!!!!

        Amigos,

        É com inenarrável prazer que comunico que achei um dos mais obscuros micros já procurados em nossa terra. O Sysdata TColor:

        https://picasaweb.google.com/109345699838454178536/TColorSysdata

        A um tempo atrás foi debatido aqui na lista Color qual seria o micro da Radio Shack que o Sr. Renato Sabbatini teria comentado na coluna da Folha de SP, que teria sido “rebatizado” com um brand de um fabricante nacional. Devido a foto em anexo, chegamos a conclusão de que poderia ter sido um MC-10. Bom, esta dúvida foi tirada agora depois de pegar este micro!

        JUAN! Você como maior usuário de MC-10 neste hemisfério da terra, CHORA! PODE CHORAR!!! EU DEIXO!!!! hahahahaha

        Abs,
        Daniel

        1. Feito para que o post de Primeiro de Abril tivesse credibilidade e as pessoas efetivamente caíssem. Esse tipo de acontecimento só é crível tendo uma sequência de eventos prévia. Ou seja, seria impossível fazer a piada ao longo de um dia só.

          Tudo bem, está pra nascer a piada que todo mundo acha engraçada.

  3. Ah..e só uma complementação no “Making-of-“, os créditos para o envelhecimento da etiqueta de papel colada no fundo do micro vão para a Simone, minha esposa. Não sei se notaram mais a etiqueta está amarelada parecendo velha. Nada como um banho de café e depois deixá-la secar…rsrs

    1. Documentos falsificados de posse de terra eram guardados em caixas com grilos para serem envelhecidas, daí a origem da palavra grileiro.