Testando o emulador de drive E100S no MSX

Versão curta: Funfa biito. Pó comprá.

Versão longa: Faz tempo que eu estava incomodado pelo drive de 3.5″ do meu F-700 não estar funcionando. Depois de ouvir algumas recomendações positivas nas listas de retrocomputação, resolvi comprar este bichinho de Hong Kong no eBay.

emu720k

Ponto positivo 1: o envio tinha rastreio que realmente rastreia (ao contrário daqueles dos EUA começando com L, que são o mesmo que nada). Levou 40 dias para chegar.

Junto com o emulador veio um papel com link para baixar software de formatação e um e-mail para contato, com o nome William. É até possível que o nome do camarada seja esse mesmo, já que o pessoal de Hong Kong gosta de botar nomes anglófonos nos filhos.

Comecei da maneira simples: espetei no PC, mudei o tipo do drive A no BIOS para 720K, e comecei a brincar. Pra começo de conversa,peguei um adaptador micro-SD e um cartãozinho que eu tinha sobrando e espetei no emulador. Peguei uma imagem que eu tinha feito do disco de boot do F-700 e joguei pro drive virtual com o comando dd. Depois dei um mdir no drive A: e os arquivos estavam lá. Manêro, funciona no PC. Ponto positivo 2.

Fui apertando o botão para mudar o número da imagem e joguei mais alguns .DSKs nas posições 01, 02, 03 etc. Até aqui tudo bem. Mas agora a coisa ia começar a complicar, porque a configuração de drive para o PC é diferente de todos os outros micros. (Algumas considerações sobre o assunto aqui e aqui.) Para que funcionasse no MSX eu teria que mudar o jumper para “Drive 0”. OK, vamos abrir o emulador e localizar o jumper.

Xiiii!

emulator-ebay

Nenhuma indicação de que jumper serve pra que. Pedi ajuda aos universitários e postei a foto acima. No Facebook, meu xará Juan Siaba deu dicas valiosas, inclusive um link para um PDF que talvez – talvez – fosse um manual dessa placa. Mas os jumpers mais prováveis de serem os da seleção de drive (J1 e J2) não constavam desse manual.

Nesse meio tempo, eu tinha mandado um e-mail para o vendedor, o William mencionado acima. E, contra todas as expectativas, ele respondeu! Meia hora depois! Com a informação que eu precisava! E, pasmem, imagens para orientar! Ufa, não vou ter que inverter vias de cabo. Ponto positivo 3. Com louvor!

tryjumpers jumpers1

Agora o MSX enxerga o emulador como drive A, e até dá boot! Só que com muitas falhas. Erro de I/O, tenta de novo, lê. Lembrei que tinha algo a respeito no PDF que o supracitado Juan Siaba tinha passado. Vamos a ele.

Bem… pelo que eu consegui entender do engrish, e pelo desenho da placa, liguei os jumpers 5 e 6, que estavam abertos. Voilá! Parou de dar erro e o bicho funciona feliz.

emulator-ebay-funfando

Próximo passo: acomodar o novo drive no micro no lugar do antigo, de maneira firme. Aí temos um problema. Como a plaquinha de circuito impresso com o conector do drive entra no emulador no sentido oposto do drive original, não pude usar a placa metálica que ficava embaixo e servia para ligar o drive ao chassi.

conector-drive-f700

Se eu tivesse uma peça plástica que encaixasse na traseira do emulador e na viga metálica onde o antigo drive, mais longo, ficava preso… pena que eu não tenho uma impressora 3D. Bom, quem não tem cão caça com Lego.

gambi-lego-1gambi-lego-2gambi-lego-3

E não é que ficou ótimo? Levei na MSXRio e lá brincamos mais um pouco de gravar imagens DSK. Aqui, Gustavo Rybarczyk jogando Rastan Saga.

Enquanto estava lá, ainda quebrei a cabeça e descobri o layout de gravação das imagens no pendrive. Mas isso é assunto para outro post.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Testando o emulador de drive E100S no MSX

    1. Olá daniel campos, eu pessoalmente estou passando por isso, o problema hoje (março-2013) nem é o drive em si, drive é fácil, adapta-se drives de pc, o problema real são os discos, mesmo que se comprem lacrados, a maioria esta mofada, eu mesmo comprei 4 caixas lacradas com 40 discos mofados dentro, e eram japoneses marca dysan.
      E alem disso achar um pc com drive 3 1/2para criar as imagens. Mas com esse emulador usb, tudo passa aos dias atuais, pendrive e USB perfeito.

  1. Pela lógica são 100 imagens de disco, da número 0 até a 99 (certo?) e como cada uma ocupa 720Kb eu, no final gastarei 70Mb da minha mídia USB? Aliás, já viu que tem uns emuladores desses com três dígitos?

  2. Os Emuladores de 3 dígitos só gravam 100 imagens também no PC. Li no manual que se você quiser pode formatar até 1000 imagens pelo próprio aparelho mas não sei se vc consegue gerenciar as 1000 imagens no PC, segundo o manual apenas 100. Meio doideira não?

    1. A boa notícia é que ele encapsula as 100 imagens na primeira partição, o que permite a você utilizar o resto do pendrive/cartão. Mais detalhes no próximo post.

      1. Olá Juan Castro, excelente artigo, parabéns, muito legal! Agora estou no aguardo do artigo sobre comu usar esse drive e sobre o layout de gravação dos arquivos, pois vou comprar um desses prara ligar no meu turbo-r e também no meu F1XV.
        Obrigado porvseu artigo! Näo desista de contar sobre o layout dos files. Quando chegar o meu posso se interessar fazer um artigo sobre como ligar esses emuladores nos micros citados.

        1. Opa Ricardo, vc utilizou o emulador no F1XV? Tenho interesse sobre esse caso específico, já que estou agora com um. 🙂

          1. SIM testei e fuinciona normal, porém prefiro usar atualmente o emulador de drive do lotharek
            http://www.lotharek.pl/ é mais completo, porém mais caro! conclusão: emulador de drive chinês FUNCIONA, emulador de drive do LOTHAREK : FUNCIONA, DRIVE DE PC: FUNCIONA com pequenas modificações! só diz um cabinho de extensão para o cabo de drive sair para fora do gabinete do XV sem destruir nada e preservando 100% a originalidade!

          2. Maurício me manda um email em r.ornellas(em)gmail.com que eu te mando detalhes do cabo varias fotos!

          3. Oi Maurício,

            Tenho ressalvas quanto ao uso no Sony XV.

            Mas mandei por e-mail para a Lista de MSX, assim compartilhamos o assunto.

        2. Opa Ricardo, valeu pela resposta. Estou acessando o site que vc indicou mas vejo que tem diferentes modelos. Qual deles exatamente vc usou? Teria como postar uma foto do seu mod aí no F1XV ? É que estou querendo fazer a mesma coisa por aqui, e queria ver como ficou aí. 🙂

      2. Opa Ricardo, já te mandei o e-mail, quero muito ver essas fotos. Valeu!

  3. Mão roda Isso aí.
    Realmente tem momentos que dá gosto viver nos tempos atuais.:)

    Parabéns pela debulhada criativa e por compartilhar com uma matéria.
    Parabéns também por caçar com Lego. Muito legal isso.:D

  4. Prezado Juan, bom dia.
    Preciso da sua ajuda. Em função do seu Post, comprei um E100S no ebay. Fiz os jumpeamentos conforme sua orientação (J1 – J2 – Pinos 1 e 2; J5 fechado; J8 fechado).
    Preparei um pen drive no PC utilizando o Windows XP e joguei algumas imagens em algumas das pastas do pen drive (criei 100 com 720K cada).
    Acontece que quando ligo o MSX, dá Disk offline.
    O que estou fazendo de errado?
    Por favor, me de uma orientação.
    Um abraço.
    Fulvio

  5. Ola amigo, bom dia, o emulador tem que ser exatamente esse ou pode ser usados outros modelos ??
    Att daniel

    1. Só boto minha mão no fogo por esse exato modelo. PODE ser que funcione com outro CONTANTO QUE SEJA DE 720K! Se for de 1.44M, esqueça.

  6. ah.. agora entendi bem o lance… sei que as inteface de drive msx so liam ate 720k , que bom que voce me atentou a esse ponto.. muito obrigado. Depois de anos consegui 1 inteface de drive ddx , que ia pra sucata e um expert 1.1 , alem do meu hot-bit, pena que este trava as vezes , mas isso é pra outra hora… att Daniel

  7. Excelente artigo Juan, gostei muito do truque do Lego, se eu comprar um para colocar no MSX aqui, acho que farei uso desse truque também. 🙂

  8. Opa Ricardo, valeu pela resposta. Estou acessando o site que vc indicou mas vejo que tem diferentes modelos. Qual deles exatamente vc usou? Teria como postar uma foto do seu mod aí no F1XV ? É que estou querendo fazer a mesma coisa por aqui, e queria ver como ficou aí. 🙂

  9. Olá, eu tenho um emulador desses e funciona bem para a maioria das imagens, mas para os discos da msxmania não. Eles pedem para apertar CONTROL no boot, mas mesmo apertando não dá efeito nenhum. Alguém sabe se pode ser algum jump ou tem algum recurso na interface DDX para deixar um drive só como default?
    – – –
    Acabei resolvendo. Só mudei o jump 2. O que faz falta nesse modele é um botão para gerar por exemplo uma década de pulsos e ir mais rápido na seleção de imagens.

    Nota : O comentário do Marcelo quase que ficou no meio da transição, daí ele foi acrescentado na mensagem original.

    1. Acabei resolvendo. Só mudei o jump 2. O que faz falta nesse modele é um botão para gerar por exemplo uma década de pulsos e ir mais rápido na seleção de imagens

    1. Hmm… Só perguntando nas comunidades, Daniel. Eu não sei mesmo, e aqui entre nós… Eu não gosto de drives de disquete. Nem emuladores. Por isso não tenho experiência alguma com eles.

  10. Olá, Juan e outros!

    Quem mais está usando esse drive? A página para onde o link aponta no eBay não traz quase nada de informações, e existem inúmeros modelos iguaizinhos no eBay, no AliExpress e no ML…

    Existem pelo menos quatro drives da série SFRM72 que são visualmente idênticos e todos têm 34 pinos: o SFRM72-FU, o SFRM72-FU-DL, o SFRM72-FU-EG e o SFRM72-TU100K. Não consigo descobrir qual a diferença entre eles e qual deles é o apropriado para funcionar com uma interface DDX…

    Se alguém estiver com um drive desses funcionando e puder dar uma olhada na etiqueta atrás do drive, agradeço!!

    Obrigado e abraços!

  11. Gostaria de saber como criar o Pen drive com as rons através do pc, já consegui formatar os 100 disquetes no Pen drive, agora falta gravar os arquivos nele…