Reforma de um PDP-9!

Ainda falaremos num futuro próximo sobre minicomputadores e sua relevância para a retrocomputação em geral. Por enquanto, delicie-se com um link que apareceu na comunidade de Retrocomputação do Google+, que é a reforma de um DEC PDP-9, uma das máquinas mais historicamente significativas da computação. Basta dizer que ela foi a primeira máquina microprogramada da DEC.

O link tem vários relatos passo a passo, desde a reforma da fonte de alimentação até  troca dos capacitores da placa. Muito interessante!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Reforma de um PDP-9!

  1. Pelo que eu sei, o PDP-9 não foi importante historicamente. O seu antecessor, o PDP-7, é muito mais famoso por ter sido onde nasceram o Unix e o MUMPS. E como diz a página indicada, o PDP-9 foi a primeira máquina microprogramada da DEC, e não da história.

    Uma boa indicação da quais computadores da DEC foram interessantes é a existência ou não de uma página sobre elas na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Programmed_Data_Processor