Episódio 27 – Parte A – O bom, o mau e o clone

retro027a

Este é o Retrocomputaria 27, e nele falamos do bom, do mau e do clone.

Neste episódio, falamos dos “bons”, os bons clones, que foram melhores que os micros originais: Laser 128/128EX/128EX2, Tandy 1000, MacroSystem DraCo (e, de roldão, o T40 e o Hades da Medusa Computer Systems, o Q40 e o Expert3 da CIEL) e os TK90X e TK95.

Também no episódio, seção de notícias.

Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
  • Duração aproximada: 68 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas de jogos de faroeste

URLs do podcast:

Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 27 – Parte A – O bom, o mau e o clone

  1. O episódio está ótimo até 0:41:40… depois disso fica impraticável entender o que um dos participantes fala 🙁 Isso é chato, muito chato.No mais, gosto muito do podcast de vocês e, embora eu fique completamente perdido em algumas partes, me estimula a estudar sobre o assunto :)Muito obrigado.

    1. Guilherme, foi fudebagem do Skype, a minha voz ficou muito esquisita. E olha q eu nem filtrei ou mexi na voz. Desculpe-nos pelo malfadado do Iscáipe. =(

  2. Caminhando 7 da manhã indo para o trabalho e escutando o Sander falando da parada gay em Campinas é dose…rsrsrsrsPergunta idiota, seriam os Expert e Hotbit clones ?

    1. Pois é, o Sander não conseguiu resistir ao meu comentário de que se tivéssemos gravado na semana anterior a mesma precisaria ser interrompida por conta da parada que passa aqui pela rua com seus carros de som. Quanto aos Expert e Hotbit serem clones ou não… eles são computadores MSX de uma família separada, a MSX-BR (aliás, norma da ABNT). — lembre-se, os MSX nacionais tem acentuação direto no teclado.

  3. Começou muito bem o episodio , mesmo com os problemas do áudio no final . Lamentável mesmo só o dialogo “homo-afetivo” entre dois componentes do podcast. E sobre as empresas eu também conheço uma empresa brasileira chamada VTEC (www.vtec.com.br) do amigo Marcus que fica em BH e é a empresa que criou o melhor chip de desbloqueio da época (Thunder pro II). Lembrando que o Marcus foi usuário de MSX e gosta muito de retrocomputação e há algum tempo atras quando mostrei a ele o MSX ONECHIP , me disse que se tivesse um tempinho ia fazer um ONECHIP brazuca. Grande abraço a todos.

  4. Fala pessoal, bom programa como sempre, parabéns. Uma correção o teclado do TK95 não permitia inserir os comandos diretamente (como no BASIC 128). Na verdade o gabinete, como dito, é uma cópia do Commodore Plus/4, mas o teclado é semelhante ao do Spec+, onde algumas combinações para obter símbolos e modos de edição não são necessários.Eu não faço ideia se é possível e dá para fazer o mesmo que vocês fazem, mas já tentaram usar o Hangout ao invés do Skype?

  5. Mais uma vez um ótimo episódio e com muita informação !!Em relação ao problema do audio, como eu uso fones, não tive tanto problemas em ouvir!! Por vezes a voz fica meio robótica, mas deu para entender!!Literalmente me lembrava o Data falando hauahuahuah!!Uma dica, para os participantes que usam Windows, tem um ótimo aplicativo de otimização de pacotes de conexão e prioridade aconselho o aplicativo cFosSpeed (http://www.cfos.de/pt-br/cfosspeed/cfosspeed.htm).Eu o uso a 4 anos e é ótimo ! Consigo jogar e utilizar um torrent no máximo com um tempo de LAG bem baixo e estável ao mesmo tempo.O mesmo tem ajustes para comunicação P2P, no caso Skype que melhora e muito a voz e mantem a estabilidade da voz.Obrigado e ancioso para o próximo episódio.