Efeméride da semana (passada)

No dia 3 de agosto de 1977, há 35 anos, a Tandy apresentava em uma conferência de imprensa no Hotel Warwick, em Nova Iorque, seu computador pessoal baseado no Zilog Z80, o TRS-80 Modelo I (tudo bem, ele só ganhou o “I” depois do lançamento do modelo II alguns anos depois). E a revista Time montou uma matéria bastante interessante para comemorar o aniversário deste simpático computador.

Curiosidade, o primeiro computador pessoal copiadofabricado no Brasil foi um clone deste cara da foto, o D-8000 e lançado pela DISMAC, em 1981.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Efeméride da semana (passada)

  1. O D-8000 veio a ser o primeiro microcomputador que eu usei! (Em casa. Logo após vieram os CP/Ms da faculdade.) Na verdade, o modelo era D-8001, mas acredito que as diferenças sejam mínimas.

      1. Tenho cá um livro que fala sobre história e tecnologia no século XX, nele tem uma fotografia o D-8000 e o seguinte texto na página 245: Em março a Dismac lança o (…) D-8000, compatível com o TRS-80, da Tandy Radio Shack. (…) José Oscar Alegre, diretor de marketing da Dismac, diz à RNT que nunca pagou royalties a ninguém: “Que roubamos, roubamos. Compramos um equipamento, desmontamos, vemos como é feito e tentamos melhorá-lo (…).” — Quer ler mais? Só na Retro Rio…

        1. Dado que tal procedimento de cópia era absolutamente legal no Brasil da época, a não ser que um funcionário da Dismac tenha pessoalmente furtado o equipamento numa loja da Radio Shack, tecnicamente eles não roubaram ninguém.

          1. Mas você concorda que alguém assumindo o fato, ao invés de criar histórias mirabolantes como “equipe de 30 engenheiros” ou “designer italiano”, é um diferencial.

  2. Sem dúvida. Admirável a cara-de-pau^H^H^H^H^H^H^H^H^H^H^H sinceridade.