O Minitel se aposenta

A esta hora, a France Télécom deve ter desligado o último servidor Minitel que ainda estava online. O sistema de teletexto, que gerou diversos descendentes – incluindo o Videotexto brasileiro (particularmente o da então Telesp), é desligado depois de 30 anos de serviços prestados à França e, porque não dizer, ao mundo.

Como acabou o amor da França pelo Minitel, como um pequeno grupo de produtores de leite ainda depende do Minitel, o TELMI Pérminitel (um conceito de um computador voltado para o Minitel). E, claro, as lembranças de quem tem histórias do Minitel, ou mesmo do nosso Videotexto, para contar.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “O Minitel se aposenta

  1. Eu cheguei a utilizar um equipamento destes durante um evento conjunto da Fiocruz e do Instituto Pasteur em 1989 no Palácio Gustavo Capanema (o eterno “prédio do MEC”). Lá haviam duas unidades do Minitel, conectadas em um PC e que rodava uma versão local daquilo que era o “site” do Instituto Pasteur na rede Minitel. Esta foi minha primeira experiência utilizando um serviço “on-line”, mesmo sabendo que minha conexão estava logo ali debaixo da mesa em um PC com monitor fósforo âmbar (uau!) e de no final ter ficado a sensação de ter usado um TK85 com monitor embutido.