E com a RWAP chega a inquisição

Era uma vez uma página chamada QLmaniacos, um pedaço da Bytemaniacos (citada algumas vezes por aqui) e, como diz o subtítulo deles, a página mais divertida para o Sinclair QL (la web más divertida para el Sinclair QL). Ou seria melhor falar que dizia? Neste dia 15 de junho os administradores da QLmaniacos receberam uma mensagem da RWAP (desculpe, sem ligação desta vez; não darei page view a eles) informando que o QLmaniacos está violando os direitos autorais ao distribuir gratuitamente jogos que são por eles comercializados (a lista está na mensagem) e que outros títulos (também estão listados lá) poderiam ainda ser classificados da mesma forma.

A resposta do pessoal da QLmaniacos foi rápida, eles removeram os referidos jogos e de quebra também todas as referências que eles faziam à RWAP. Como eles disseram no e-mail de resposta à RWAP: “removemos os arquivos para evitar problemas às outras páginas hospedadas aqui” e “… seja feliz fazendo do QL um zumbi!” (traduções livres).

No dia seguinte chegou uma segunda mensagem, desta vez do dono da Talent+ alegando que ela o detentor dos direitos autorais dos referidos jogos e exigindo que: (i) a suspensão do download dos arquivos seja permanente, (ii) todas as cópias que por acaso ele tenha sejam destruídas, (iii) que uma carta assinada atestando que isto foi feito, (iv) detalhes de todos as cópias que foram distribuídas e (v) a proposta de ressarcimento à RWAP e/ou Talent+ em virtude da distribuição ilegal e não autorizada do software.

E, a (para nossa alegria) a diversão do domingo, o trecho de uma mensagem em que eles, mais uma vez, pedem uma relação de todos os títulos da Talent+ e Microdeal que estavam listados na página e o número de download de cada título. Ao qual obteve como resposta um singelo: já removi os arquivos como vocês pediram, se agora querem dinheiro vocês estão errados (tradução livre). E ainda de acordo com o pessoal da QLmanicacos, as fichas dos jogos foram apagadas, agora é como se os jogos não fizessem parte do catálogo de programas do QL.

Para quem se interessar, os jogos que foram removidos “da história do QL”, estão no pacote Sinclair QL Games Collection 1 e são vendidos pela RWAP em um pacotinho que inclui um emulador por £10,00 (cerca de R$32,00).

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “E com a RWAP chega a inquisição

  1. Uma pena. Eu sou cliente da RWAP, comprei deles uns 20 jogos de QL em microdrive e diskette 3.5″. O Rich Mellor, dono da empresa, é muito bacana, cordial e prestativo. Uma pena que as coisas tenham caminhado para esse lado. O que mais sai perdendo nessa história é o QL, que já nem tem tantos aficionados assim. 🙁

  2. O lado bom de toda essa maluquice é que motivou o desenvolvimento de um novo jogo para o QL, o Froggor. “Se não podemos desfrutar dos clássicos, não é melhor fazermos novas e melhoradas versões?” como diz o autor. Maiores informações em — http://www.bytemaniacos.com/?p=2069