Jogos 80 FM, a rádio retrocomputacional.

Recebemos um e-mail do amigo Marcus Garrett (dos livros “1983: O Ano dos Videogames no Brasil” e “1984: A Febre dos Videogames Aumenta“), divulgando o seu novo projeto, de retrocomputação. É bem verdade que eu já sabia desse projeto desde a Campus Party 2012, quando um dos participantes me falou a respeito. E é bom ver que vai sair do projeto e se concretizar.

Antes de tudo, entendam que as notas são comentários, de exclusiva responsabilidade minha, ou seja, o bucha que as escreveu. Vamos lá:

O projeto, nas palavras do Garrett, “é o mais ambicioso em termos de dificuldade, já que os envolvidos são tímidos…” Se te serve de consolo, o João até hoje não ouve todos os episódios do Retrocomputaria por ter vergonha de ouvir a própria voz. Se bem que o exemplo do amigo podcaster Pastor Claybom ajudou a mudar, mas isto é uma outra história.

 Segue o texto: “Trata-se de um programa – do tipo rádio web – AO VIVO, com a interação dos “ouvintes”, o qual também virará podcast para download. A idéia não é copiar o excelente e tradicional Retrocomputaria (dos amigos Ricardo Pinheiro e Cesar Cardoso), mas fazer algo um pouco diferente e com a participação, ao vivo, do público.
Nota: Obrigado pelo excelente e tradicional, só temos 2 anos e 4 meses de publicação, pouco mais de 110 arquivos MP3 publicados… Já somos tradicionais? Puxa vida.
No primeiro programa, que irá ao ar neste domingo (dia 6 de maio de 2012) a partir das 20 horas, teremos uma entrevista MUITO BACANA com o Jecel Mattos de Assumpção Jr. A entrevista foi gravada, pois ele não poderá, infelizmente, participar ao vivo no dia. Jecel falou sobre os projetos pessoais de micros e games que bolou desde os anos 70, sobre o começo da Informática no Brasil, contou “causos” bem legais (como o processo que Sir Clive moveu contra a Microdigital) e também falou sobre o aniversário de 30 anos do ZX Spectrum e do BBC Micro, além de comentar sobre a importância de Jack Tramiel, morto recentemente.
Nota: É sempre bom ouvir ou ler sobre assuntos que gostamos, sem termos que estar envolvidos diretamente. O chato é que eles irão entrevistar uma pessoa que nós pretendíamos convidar para uma conversa… Logo, nosso futuro convidado foi “roubado”, grrrr… Brincadeira. Jecel, bora marcá!
Este primeiro programa será um piloto, isto é, servirá também para que testemos o formato e a viabilidade técnica. E, claro, erraremos muito, será uma grande bagunça que, esperamos, fique mais ou menos organizada – podem esperar por “brancos” na hora, ha ha ha. A apresentação será feita pelo Alexandre “Pac-Man” Pereira c/ técnica (“mesa de som”) de Junior Capela – e com participações minhas e do Eduardo Luccas nos comentários. A interação será feita por meio do painel do próprio serviço de streaming e também via e-mail, que divulgaremos no ar.
Nota: Pac-Man me falou sobre o projeto na Campus Party 2012, disse da ideia deles de fazer um podcast num formato um pouco diferente do nosso, e eu achei sensacional. E é uma alegria para nós, do Retrocomputaria, saber que estamos inspirando outros a montarem podcasts, videocasts e conteúdo online.
Ah! Sortearemos um exemplar do meu novo livro “1984” ao término do show… Se der certo, faremos o sorteio em um Apple II.
Nota: PRINT INT (N*RND(-TIME)))+1. Só os fortes entenderão!
O programa “Jogos 80 FM” poderá ser ouvido, ao vivo, aqui: http://www.jogos80.com.br/jogos80fm/ (aparece imagem na janela, mas só haverá áudio). Não sabemos, ainda, a periodicidade da coisa, mas provavelmente será quinzenal.
“Que não passemos tanta vergonha!”
Bem… No início vocês vão passar muita vergonha. Vão gaguejar, vão errar, a edição não será satisfatória… Mas peço que perseverem. Quando começamos, a edição era um parto longo, as gagueiras eram muitas, e os erros, muito mais comuns. Hoje, depois da experiência e da prática, as coisas melhoraram. Organização, paciência e trabalho duro fazem parte da vida de quem faz podcast. Senão, o prazer vira fardo, o prazo se dilata, e vai tudo para o buraco.
Será um prazer imenso ouvir a Jogos 80 FM, comentar e participar. Sim, estamos nos convidando para gravar com vocês, hein?! Aqui vão nossos votos de muito sucesso, desse novo trabalho que de certa forma foi inspirado em nós (desculpe-nos por isso), e… Que venha o próximo domingo!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Jogos 80 FM, a rádio retrocomputacional.

  1. Adoro contar histórias da computação e ficaria muito feliz de participar do podcast de vocês. Enviei um email quando vocês mencionaram o interesse (23 de dezembro). Não sei se o gmail tem filtros anti-spam, mas talvez tenha sido barrado.

    1. Jecel, adoraríamos gravar contigo, o Giovanni nos falou de vc. A gente recebeu o e-mail (acho), mas n respondemos pq somos fudebas. =) Na nossa pauta de gravações, iremos te convidar p/ falar, temos muuuuitas histórias p/ contar. 🙂

  2. Alto lá, Ricardo. Em “internet time”, dois anos já é tradicional, veterano, clássico e quiçá vetusto.

    Garrett: aqui uma sugestão de coisa legal pra falar (infelizmente o site parece estar fora do ar, mas o cache do Google tem a entrevista) – meus adventures preferidos, para CoCo:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Gl5tuJWG9T0J:www.coco3.com/community/coconut-directory/bob-withers-graphics-adventures/&hl=pt-BR&client=firefox-a&gl=br&prmd=imvns&strip=1