Retrocomputação na telinha

Resolvi montar uma pequena compilação com a sugestão de três  filmes para serem assistidos neste feriado. Creio que todos já foram citados (algumas ou várias vezes) no podcast e todos tem relação direta aos assuntos tratados aqui,

Vamos lá…

O triunfo dos Nerds (The Triumph of the Nerds: The Rise of Accidental Empires, 1996)

Trata-se de um documentário e não propriamente uma obra de ficção, Foi produzido e dirigido por Robert Cringely para a PBS. Soma três horas de duração e divide-se em três partes distintas (mas intercruzadas) e que tratam, respectivamente, a criação do microcomputador, o surgimento do IBM-PC e, fechando, o Macintosh. É um excelente documentário, bastante didático mas também lúdico o suficiente para não se tornar cansativo e até ser possível assisti-lo de uma vez só.

Os piratas do vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, 1999)

Sinceramente eu considero este filme uma novelização do documentário do Robert Cringely. Por que? Assista a ambos e entenderá. O filme trata das histórias (quase cruzadas) da fundação da Apple e da Microsoft, suas origens, projetos e terminando com a volta de Steve Jobs à Apple em 1996. A história é até legal, há algumas inconsistências históricas (lembre-se que é baseada em fatos reais), bastante centrada em Bill Gates e Steve Jobs e, aí é uma opinião particular, um pouco tendenciosa à Apple.

Micro Men (2007)

Algumas pessoas chamam o filme de a versão inglesa do “Piratas…”, talvez seja boa para ajudar a explicá-lo mas não é bom ficamos apenas na comparação. Ele trata das duas principais empresas britânicas de microcomputadores da década de 1980 a Sinclair Research, de Sir Clive Sinclair, e a Acorn Computers, de Chris Curry (ex-empregado da Sinclair), tendo como pano de fundo os desenvolvimentos do ZX-81, ZX Spectrum (, carros elétricos), Acorn BBC, Acorn Electron etc a animosidade entre as duas empresas e fechando com o destino de cada uma delas. Uma curiosidade é que o filme abusa da mistura de cenas de arquivo, com dramatização e até a recriação de determinados momentos, como, o comercial do ZX Spectrum para a TV.

Para um feriado é suficiente, não? Aliás, se você tiver sugestões de filmes ou documentários que abordam diretamente o assunto, mande sua dica para, quem sabe, me ajudar a montar um outro post como este. 🙂

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Retrocomputação na telinha

  1. Também gostaria de recomendar o filme :

    Hackers 2: Operation Takedown, filme baseado na história da caçada real do hacker Kevin Mitnik.

    Bem interessante!!

    Até

    1. Tem +1 filme, q é o “23”, filme alemão sobre a célebre história da invasão da NASA por um membro do Chaos Computer Club (CCC), de Berlim, nos anos 1980.

      “Eu n vi, mas me disseram q é bom”, estou q nem o patrão… =)

  2. Caramba, o MicroMan ainda nao vi tb. Vou procurar. Abraco.