… E Jack Tramiel foi fazer guerra de preços com Steve Jobs.

jack_tramielNeste último domingo, dia 8 de abril de 2012, faleceu Jacek Trzmiel, ou como conhecemo-lo melhor, Jack Tramiel, aos 83 anos. Jack foi o fundador da Commodore International, que deu ao mundo equipamentos como o Commodore 64 e viabilizou a produção de micros como o Amiga, e depois foi presidente da Atari. Jack foi uma figura emblemática no início da computação pessoal, entre o final dos anos 1970 até o início dos anos 1990.

Jack era, entre outras coisas, judeu polonês de nascimento, e sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, na Segunda Guerra Mundial. Figura polêmica, com a sua filosofia “Business is war!“, criou uma guerra de preços em 1983-1984 que quase quebrou toda a indústria de microcomputadores de então, e provocou o crash dos videogames de 1984.

Jack fundou a Commodore, que posteriormente o demitiu como CEO, e ele, cheio de ódio, migrou para a arqui-inimiga Atari, onde… Ah, ouçam o Retrocomputaria #12, partes A, B e C, onde contamos toda a história de Jack Tramiel, da Commodore, da Atari e tantas outras histórias a respeito. Vale a pena se deliciar com as histórias de bastidores levantadas.

Vai-se então talvez o último bárbaro da microinformática, um dos businessman mais irascíveis que já existiram, e que disputava o mercado com uma gana inigualável. E é claro, todos nós amávamos odiá-lo. Num mercado de “tapinhas nas costas” e trocas amáveis de elogios entre concorrentes, um pouco de barraco e gasolina na fogueira faz falta. Sentiremos sua falta, Jack. Os Amigas, Commodore 64 e Atari STs e XL choram hoje a sua perda.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.