Episódio 18 – Parte B – MSX no Brasil

retro018b

Este é o episódio 18 do Retrocomputaria, totalmente dedicado à saga do MSX no Brasil.

Com nossos convidados Márcio Lima e Rogério Belarmino, falamos, quando a vontade incontrolável de trollar tudo e todos E a nossa responsabilidade jurídica deixava, sobre os hardwares, os periféricos e principalmente as “peculiaridades de projeto” da Gradiente (sim, falamos um pouco de Epcom), como surgiu o padrão ABNT de acentuação e teclados, sobre os boatos de rumores sobre novos fabricantes de MSX (Dynacom, Racimec, CCE etc e tal), sobre a questão do “MSX 2 brasileiro” e começamos a falar das softhouses brasileiras e de picaretagens em geral.

Além disso, uma seção de notícias.

Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e o Anônimo
  • Convidados: Márcio Lima e Rogério Belarmino
  • Duração aproximada: 54 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas relacionadas a MSX, do Pill Project e do Parn Music Station (Brasileiros, MSXzeiros e compositores!)

URLs do podcast:

Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 18 – Parte B – MSX no Brasil

  1. Não fiquem cortando tudo no assunto das piratohouses, pois não está dando nem pra entender devido a vários cortes um em cima do outro!Já se passaram mais de 20 anos e ninguém liga mais para o que aconteceu. Libera o verbo pow!!!!

  2. Gostei bastante do episódio, mas concordo com o comentário do Daniel Campos, tem horas que ficou meio sem sentido devido aos vários cortes. Se é para cortar, nem entra no assunto, tem muita coisa para falar de MSX Brasil sem ter que ficar cortando.No mais, obrigado e continuem com o ótimo trabalho.

  3. Vem ca, sou só eu que nao to conseguindo carregar o B no iphone, ou tem mais alguem? Ja faz DIAS (!) que eu to tentando carregar essa josta no iphone, ele aparece no itunes, ele diz que carregou no iphone, mas nao tem arquivo nenhum no iphone (de melda). To baixando o MP3 e vou ouvir na marra, fazer o que? :oP

  4. Daniel, Carlos e Alexandre,Se fôssemos cortar tudo, o episódio teria menos da metade do tamanho. Preferimos n cortar, mas colocarmos o sinal sonoro. Acredite, tem gente q se importa sim. O Marcio é um, ele falou umas 10x ao longo da gravação sobre tudo o q deveria ser cortado… E eu n cortei. Os lesados são outros q se ouvirem, irão vir em cima da gente. Afinal, quem gostaria de pegar um áudio na Internet c/ seu nome saindo e vc sendo chamado de ladrão por um ex-funcionário seu? O arquivo de áudio continua na Web p/ download, apesar de passar a semana de publicação. O episódio 0 ainda está lá, p/ download, passados 2 anos, e ainda tem quem baixe.Sim, é chato, sabemos q é. Mas n teve jeito. Ou era isso, ou fazer um episódio cheio de censura.Alexandre, vou perguntar na Kombo se houve algum problema c/ o feed do iTunes.

  5. NAO!!! NAO!!! NAAAAAAAAAAAAAOOOOOO!!!ASCII nao é ASQUIDOIS!!! É ASQUIII!!!!American Standard Code for Information Interchange…NAO É ASQUIDOIS!!! NAAAOOOO!!!! NAAAAAAAAAOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Quando vao me ouvir? Quando? Quando? :oOE da pra alguem me mandar o link da tal foto do meu sosia europeu? 🙂

  6. Tambem sempre achei que o correto é “Uóziniaque” e nao “Vóziniaque”, para Steve Wozniak 😉

  7. Concordo com Alexandre :-). Mas deve ser Vózniaque. Tem cara de ser nome polonês, e nessa língua o W tem som de V e não de U (como no alemão).E por falar em alemão: A Oktoberfest, apesar do nome, é em setembro. Geralmente são as duas últimas semanas de setembro, quando ainda não é tão frio. Para fazer jus ao nome, a festa termina nos primeiros dias de outubro.

  8. Concordo com a postura do pessoal do retrocomputaria, vaso ruim não quebra e de repente pode mandar um processo e atrapalhar esse espaço aqui só por se sentir ofendido.