Episódio 1 – Parte C – Estados Unidos

retrocomputaria_vitrine_570x190 - RetrocomputariaBem-vindos à parte C do primeiro episódio do Retrocomputaria! Aqui damos um passeio por onde tudo começou: nos Estados Unidos da América. Nesta terceira e última parte, falamos de Atari, Commodore e outros micros, como o Osborne I, o Kaypro e o Coleco Adam; além disso, os comentários do episódio 0.

Esperamos seus comentários sobre o episódio, e esperamos que gostem!

Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar e o Anônimo
  • Duração aproximada: 43m
  • Músicas de fundo: chiptunes das plataformas citadas no podcast (quase tudo é do Commodore 64).
  • Para quem quiser saber mais: “O Triunfo dos Nerds“, com Robert X. Cringely – não está disponível para venda no Brasil (US$ 30 na Amazon.com) logo é possível encontrá-lo por “vias alternativas”. Recomendamos que, caso você obtenha sem legendas, pegue as que estão no Legendas.TV, revisadas e corrigidas por um dos integrantes desse podcast.
  • URLs citadas:

Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!

Lista de músicas executadas no episódio 1, partes A, B e C: Auf Wiedersehen Monty, Baby of Can Guru,Battle Valley, BMX Kidz, Cooperation Demo, Crazy Comets, Crazy Comets remix, DNA Warrior,Eliminator, Gauntlet III,Gerry the Germ, Ghouls n Ghosts,Great Giana Sisters, IK plus, Kentilla, Last Ninja,Last Ninja 3, Lightforce,Mikie, Myth PSID, Nemesis the Warlock, Robocop 3,Rocky Star, Scroll Machine, Scumball, Stormlord, Synth Sample, Thing Bounces Back, Thrust, Uridium, Vikings, Warhawk, Way of the Exploding Fist, Zig Zag. Todas as músicas são composições executadas no Commodore 64, com o chip SID.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 1 – Parte C – Estados Unidos

  1. Falando em compatibilidade entre computadores, entre 1984 e 1985 eu fiz um curso técnico em computação pós secundário no Colégio Eniac em São Bernardo do Campo – SP (na época pertencia à Escola de Ensino Supletivo Santa Inês – não sei se é a mesma empresa de http://www.eniac.com.br) e usávamos micros Sistema 600 (TRS-80 III) da Prológica.De olho na evolução dos micros da Apple, a escola bancou o projeto de um micro que tinha dois processadores: um Z-80 e um 6502. No boot escolhia-se qual modelo seria usado: TRS-80 ou Apple II.Seria ótimo para o curso, pois os alunos teriam contato com as duas linhas, porém, que eu saiba, o projeto não passou do protótipo, que eu vi funcionando.Alguém mais viu isso?